Biografias: D. Frei Bartholomeo do Pilar

Terá nascido na vila de Velas, em São Jorge, em casa que hoje ostenta placa alusiva.

No seu registo de nascimento, que poderá ver em http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SJR-VL-VELAS-B-1660-1700/SJR-VL-VELAS-B-1660-1700_item1/P102.html consta:

    "Em os vinte e nove dias do mes de Agosto de mil seis sentos setenta e sete annos baptisei sub condisione por ser baptizado em casa a Bartholomeu fº (filho) de Francº (Francisco) ferreira e de sua M.er (Mulher) Luzia Soares foram padrinhos Manoel ferreira fº (filho) de Mathias ferreira e Maria furtada fª (filha) de Joam Nunes defunto todos fregueses desta freguesia de que fis este termo i asignei Cura Manoel Cardoso Siqueira".
Na margem esquerda do registo lê-se: "Bartholomeu" e por outra pessoa foi escrito: "Foi Bispo em Gram Paará."

Na cidade da Horta, na ilha do Faial, recebeu o hábito Carmelita

Em Lisboa estudou Artes e Teologia e prestando provas em Coimbra fê-lo com tal mérito que foi feito Lente do Colégio do Carmo.

Em 16 de Março de 1702 obteve o grau de Doutor Teologia conferido por Michelangelo Conti que viria a ser SS Inocêncio XIII.

A 9 de Novembro de 1717 foi nomeado 1º Bispo de Grão Pará, o que foi confirmado por Bula de SS Clemente XI de 4 de Março de 1720.

Tendo sido sagrado Bispo, na Sé de Lisboa, em 22 de Dezembro de 1720 só em 1724 se dirigiu para a sua Diocese onde desenvolveu intenso trabalho.

Faleceu no Pará a 9 de Abril de 1733.

A 10 de Fevereiro de 1734 foram celebradas, na igreja do Convento do Carmo em Lisboa, solenes exéquias com oração fúnebre, panegírica e histórica que foram impressas.

   

© 1998-2012 Bráulio Fonseca e Galaia - CSI

Ilha de São Jorge, Açores, Portugal