Localização Geral

Situado em pleno Oceano Atlântico, sobre a "Cordilheira Central do Atlântico", ao longo de cerca de 600 km, encontram-se 2333 km2 de terra, mais ou menos "seca", desigualmente dividida por 9 ilhas e alguns ilhéus, em contínua transformação, e, dominando uma ZEE de cerca de 938000 km2, o arquipélago dos Açores terá sido visitado por Fenícios, Vikings e outros povos, incluindo os portugueses, antes do seu reconhecimento oficial por Diogo de Silves em 1427. Posteriormente, em 1432, Gonçalo Velho terá efectuado uma viagem à Ilha de Santa Maria, a que outras se seguiram até que, em 1452, Diogo de Teive terá completado a descoberta das Ilhas dos Açores ao encontrar as Flores e o Corvo.

Localização específica

À latitude de 38º 40' Norte e à longitude de 28º 07' Oeste, no centro geográfico do Arquipélago, confirmando a máxima que diz que no centro está a virtude, encontra-se São Jorge, a mais encantadora e acolhedora das ilhas dos Açores.
Hei-la esguia e altaneira sobre o mar parecendo um crocodilo quando vista do alto do PICO, ou navio gigantesco cujo costado, elevando-se a pique, ora enfrenta a fúria das ondas, ora é por elas calma e languidamente acariciado.
Foi até 23 de Abril de 1983 uma das ilhas mais isoladas, sem nisso querer tirar a primazia ao CORVO, FLORES ou GRACIOSA, e não obstante ter à vista outras quatro ilhas.

   

© 1998-2012 Bráulio Fonseca e Galaia - CSI

Ilha de São Jorge, Açores, Portugal